O BelugaST nº4 com a matrícula F-GSTD realizou esta quarta-feira, 17 de setembro, o seu último voo.
A aeronave conta com 27 de idade, número de série 776 e realizou um pequeno voo sob Toulouse.
O Airbus A300-600ST (Super Transporter) ou Beluga é um avião cargueiro, desenvolvido a partir do projeto Airbus A300, capaz de transportar grandes cargas e partes de outros aviões.
A capacidade de carga traduz-se mais no volume do que propriamente no peso, uma vez que sua capacidade máxima de carga é de apenas 47 toneladas.
After 27 years of service, Beluga F-GSTD made its final flight today. #airbus #beluga #FGSTD @Airbus #avgeek pic.twitter.com/BYyfMWTm6Y
— Eurospot (@cliper31) September 17, 2025
A versão cargueira com grande capacidade volumétrica do Airbus A300-600 foi projetada para substituir os antigos Super Guppy da Aero Spacelines. Estes aviões foram, até a entrada em operação dos “Beluga” utilizados pela Airbus para transportar asas e fuselagens das suas aeronaves entre as fábricas situadas na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha.
O desenvolvimento do A300-600ST foi iniciado em agosto de 1991 e apenas três anos depois o primeiro protótipo fazia o seu roll-out em Toulouse. O primeiro voo, em setembro de 1994, deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste.
A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998, quando finalmente os Super Guppy foram retirados de operação.
Essencialmente baseado no A300-600, possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de aterragem principal e cabine de comando. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais. Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas no estabilizador vertical principal.
O controle e gestão da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA. Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1400m3) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou por justificar a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.
Com a entrada em operação do BelugaXL, a Airbus tinha indicado que ambas as aeronaves seriam operadas paralelamente com a frota de cinco aeronaves A300-600ST, até à sua saída progressiva até 2025.
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