A Airbus anunciou que a Air Niugini, companhia nacional de Papua Nova Guiné, recebeu a sua primeira aeronave A220-300, arrendada da Azorra.
A companhia aérea passa a ser a 25ª operadora global do A220, que agora voa com companhias aéreas em cinco continentes.
A aeronave, apelidada de “People’s Balus”, descolou da Linha de Montagem Final da Airbus em Mirabel para um voo de entrega a Port Moresby, com escalas programadas em Vancouver, Honolulu e Fiji. A entrega representa um marco significativo no programa de modernização da frota da Air Niugini, com oito aeronaves A220-100 encomendadas diretamente à Airbus e três aeronaves A220-300 arrendadas da Azorra.
A pintura especial da aeronave marca o 50º aniversário da Independência de Papua Nova Guiné. O design complexo foi concretizado por uma equipa dedicada da Airbus, composta por 120 pintores, que trabalharam para aplicar 11 cores distintas usando uma técnica especial de aerografia.
Esta entrega destaca a forte posição do A220 no seu segmento, combinando o maior alcance (6.700 km) com o menor consumo de combustível da sua classe, 25% menor que as aeronaves da geração anterior. O A220-100, que atende ao mercado de 100 a 135 assentos, é um componente crucial desta moderna família de aeronaves, enquanto o A220-300, maior, é projetado especificamente para o segmento de 120 a 160 assentos. Este A220-300 da Air Niugini está configurado para acomodar um total de 138 passageiros, uma prova da sua flexibilidade e adequação à rede da transportadora.
A Airbus refere que o A220 está pronto para tornar-se a peça central da frota regional e internacional da companhia aérea, proporcionando um novo nível de eficiência operacional e conforto aos passageiros. A sua eficiência incomparável, aliada a uma cabine espaçosa e ao alcance para ligar diversos destinos, posiciona-o como uma opção exemplar para as rotas da transportadora e dos seus objetivos abrangentes de crescimento a longo prazo.
O A220 está equipado com motores GTF de última geração da Pratt & Whitney, oferecendo uma redução de 25% nas emissões de carbono por assento em comparação com aeronaves da geração anterior. Assim como todas as aeronaves da Airbus, o A220 já é capaz de operar com até 50% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), com a meta de que todas as aeronaves sejam capazes de operar com até 100% de SAF até 2030.
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