A Azores Airlines e a TAP Air Portugal concorreram juntas às rotas de Serviço Público entre os Açores e o Continente e entre os Açores e a Madeira.
A candidatura conjunta já foi entregue ao Governo da República.
Segundo as informações, a proposta prevê que a TAP opere a rota entre Lisboa e Santa Maria, enquanto a Azores Airlines opere as restantes rotas.
O concurso para as Obrigações de Serviço Público aéreo nos Açores contempla as rotas, entre Santa Maria, Pico, Faial com Lisboa e São Miguel e a Madeira.
O Governo reforçou em 17,5 milhões de euros as ligações de serviço público aéreo dos Açores com o continente e Madeira, totalizando 62,5 milhões, depois de o anterior concurso ter ficado deserto, segundo foi revelado a 30 de dezembro.
Segundo a resolução publicada em Diário da República, o Conselho de Ministros autorizou o aumento do valor do concurso destinado a assegurar as rotas não liberalizadas Lisboa-Horta, Lisboa-Santa Maria, Lisboa-Pico e as ligações entre as ilhas de São Miguel e Terceira com o Funchal pelo período de cinco anos.
O Governo lembrou que, em outubro de 2023, a verba para as obrigações de serviço público dos Açores tinha sido fixada no montante máximo de 45 milhões de euros, tendo o concurso público (lançado em 14 de março de 2024) recebido apenas uma proposta que acabou excluída por apresentar um preço contratual superior em “mais de 20% ao preço base”.
A 5 de dezembro, o governo liderado por Luís Montenegro já tinha anunciado a reprogramação dos encargos com os serviços aéreos em várias rotas entre Lisboa, Açores e Madeira, até 2030, para lançar um novo concurso público internacional.
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